«

»

Mar 17

ORI NA FLORESTA 2014

Resultados Escalões

Tempos Parciais 

110 Orientistas na primeira prova da Taça da Madeira 2014

A área florestal do Chão das Aboboreiras, no Santo da Serra, recebeu a primeira prova da Taça da Madeira de Orientação Pedestre. A prova decorreu na manhã do passado Domingo, 16 de março, com excelentes condições climatéricas e mais de uma centena de praticantes, distribuídos por escalões desde os infantis aos veteranos com mais de 50 anos.

A organização do Clube Aventura da Madeira e Associação de Orientação da RAM disponibilizou 11 percursos diferentes, na disciplina de distância média, adaptados aos escalões de formação, competição, lazer e iniciação.

DSC04569

Os percursos nos escalões mais competitivos apresentavam desníveis acentuados, opções com detalhes de vegetação densa, alternados por progressão em floresta limpa de fácil corrida.

O percurso elite masculino, com 4100 metros de extensão, 235 metros de desnível e 24 postos de controlo teve como vencedor Xavier Vieira (CAMadeira) com o tempo de 00:41:16, batendo Nelson Baroca (CAMadeira)que fez mais dois minutos e quinze segundos. Na terceira posição classificou-se Nuno Câmara (CMoF). A competição feminina de elites teve como vencedora a atleta do CMoFunchal Paula Rodrigues com o tempo de 00:39:36, para percorrer os 2500 metros do percurso. Na segunda posição classificou-se Nélia Sousa (CAMadeira) e em terceira, Ana Gouveia (CAMadeira).

Na formação, Inês Mota e Tiago Martins venceram no escalão até 10 anos, Clara Henriques e João Vieira foram os primeiros no escalão até 12 anos.

DSC04502Nos escalões de competição jovens, Maria Soares e Luís Rosário ambos do Clube Aventura da Madeira venceram o escalão até 14 anos. Diogo Melim (CAMadeira) a venceu no H16. Nos juniores masculinos Rui Alves (LCM) foi o mais rápido e nos femininos, venceu Catarina Henriques (CMoF). Os escalões secundários de seniores, Luciano Abreu(ACDJS) venceu o H21A e Cláudia Soares (CAMadeira) o D21A.

Os escalões veteranos foram muito disputados, sendo vencedores Sónia Silva (GDE) e Duarte Andrade (CMoF) no escalão a partir dos 35 anos, Eugénia Azevedo e Ricardo Ladeira no escalão com mais de 40 anos, e João Soares e Susana Silva foram vencedores no escalão com idades acima dos 50 anos.

Nos percursos abertos, no fácil curto venceu a dupla Afonso Vieira/Humberto Alves e no Fácil Longo a dupla Aldónio Berimbau/Magda Lopes.

No final da prova realizou-se a cerimónia de entrega de prémios, que distinguiu os três primeiros classificados em todos os escalões. A próxima prova da Taça da Madeira está agendada para o Fanal, para o dia 10 de maio.

DSC04537