10 Motivos que são muitos mais para elegeres a Orientação o teu desporto!
A orientação é uma atividade humana! Todas as deslocações implicam uma orientação, umas temos o mapa memorizado, outras recorremos a novas tecnologias e ainda outras utilizamos um mapa físico, uma representação da superfície terrestre, que nos permite interpretar o espaço envolvente, relacionar com os elementos no terreno e seguir uma opção de itinerário tendo em conta os elementos referenciados, e assim podemos praticar o desporto Orientação todos os dias!
1 – A Orientação é um desporto para todos! As atividades de Orientação ou provas são definidas a pensar nos seus participantes, os melhores do mundo ou os que nunca participaram, ambos podem estar na mesma atividade, ao mesmo tempo, e usufruir ao seu nível! Há percursos diferentes, adequados à capacidade de cada participante!
2 – A Orientação é uma aventura, todas as atividades são únicas! É partir à descoberta de um território ou simplesmente usufruir de um exercício divertido, que resulta do equilíbrio entre o físico e a mente.
3 – A Orientação é um desporto para toda a vida! Desde os primeiros dias de vida, com os teus progenitores, até ser avô, haverá um percurso adequado à tua idade!
4 – A Orientação é o desporto da Família! Podes participar fazendo da tua família uma equipa ou cada elemento da família parte para o seu percurso, todos participam, todos podem ser ativos, todos podem usufruir do desafio da Orientação, da viagem e da descoberta de um novo território!
5 – A Orientação é um desporto de formação! O desafio da Orientação relaciona e desenvolve múltiplos conhecimentos, em particular da Geografia, da Matemática, das Ciências da Natureza e da informática. O desenvolvimento de capacidades humanas é uma realidade. A prática da Orientação é treinar a iniciativa e o autocontrolo, é avaliar as opções e decidir, é sentir a responsabilidade de cada iniciativa e ganhar confiança em cada passo dado, é adaptar o corpo física e mentalmente para uma progressão todo o terreno, para desafios da vida, dia a dia!
6 – A Orientação é um desporto de superação! Após a partida, o fascínio da descoberta de cada posto de controlo é simultaneamente uma meta e a partida para um novo desafio. A interpretação do mapa, os desafios de navegação e a progressão no terreno são o foco a cada momento, a real meta. As totais dificuldades ficam em segundo plano, para a conquista final, onde participar é sempre a melhor recompensa!
7 – A Orientação é Universal! Em todo o mundo, as mesmas regras, símbolos e cores! Um mapa de qualquer lugar, da tua casa, escola, jardim, vila, da cidade ou da floresta, é o campo necessário para traçar um percurso de Orientação e partir para um desafio ímpar!
8 – A Orientação é uma atividade única! Os percursos são sempre diferentes, as condições do terreno alteram-se com o tempo e o clima. A vegetação evolui, os praticantes também, tudo se transforma de atividade para atividade!
9 – A Orientação é viagem, convívio e diversão! As atividades e provas decorrem um pouco por toda a área geográfica de um país e um pouco por todo o mundo! Participar é um motivo de viagem! As atividades reúnem os praticantes de uma escola, de uma localidade, de uma região, de um país, do mundo inteiro! De uma centena a milhares de participantes num evento, com um ou vários percursos, um dia ou vários dias seguidos, há tempo para o convívio antes e depois da diversão que é cumprir um percurso de Orientação!
10 – A Orientação é irresistível! Por esse facto não tem espetadores, todos os que se aproximam não ficam pela “bancada”, participar é inevitável e a primeira experiência é a barreira que é preciso ultrapassar para ficar fã de um desporto à medida de todos, para toda a vida!
21maio2023-AFPO