«

Out 21

Montado do Pereiro recebeu 2.ª Etapa do XXV Troféu Ori CAMadeira

Xavier Vieira e Sónia Silva vencem escalões Elite na 2.ª Etapa

Realizou-se na manhã do passado domingo, 20 de outubro, a 2.ª etapa do XXV Troféu de Orientação Clube Aventura da Madeira que havia sido adiada devido ao mau tempo. O Montado do Pereiro recebeu a competição, numa manhã de outono, com aguaceiros e temperaturas baixas, que não impediram a participação de 92 praticantes de Orientação de todas as idades, desde a formação aos veteranos, representando 7 clubes.

A prova foi pontuável para o ranking da Taça FPO Madeira de orientação pedestre, tendo a organização do Clube Aventura da Madeira disponibilizado 9 percursos diferentes, entre os 1300 metros para os escalões de formação e os 3700m para o escalão Elite masculina que cumpriu o percurso mais exigente.

Destaque nos resultados para a vitória de Xavier Vieira (GD Estreito) no escalão Elite, com o tempo de 38:24, relegando um dos favoritos, Nelson Baroca (CAMadeira), para a segunda posição a 25 segundos de diferença. Na terceira posição classificou-se João Gomes (CAMadeira) com 47:51. Na competição feminina, Sónia Silva (GD Estreito) venceu com o tempo de 44:00, deixando Paula Rodrigues (ACM Madeira) na segunda posição a 10:16 e Nélia Sousa (CAMadeira) na terceira posição, que fez o tempo de 59:02.

Nos restantes escalões, vitórias para Sofia Inácio (CMoFunchal) e Leonel Gomes (ACD Jardim da Serra) nos Séniores B, no escalão 35 anos Inês Fernandes (Ludens CM) e Orlando Barros (GD Estreito), no escalão 45 anos José Ornelas (ACD Jardim da Serra) e Ana Pita (GD Estreito) e no escalão 55 anos, Susana Silva (CAMadeira) e João Soares (CAMadeira).

Os escalões jovens, os primeiros lugares nos diferentes escalões foram para Catarina Vieira no escalão 14 anos, Inês Soares (GD Estreito) e João Vieira (GD Estreito) no escalão 16 anos e Clara Costa (GD Estreito) e Gonçalo Paulos (GD Estreito) no escalão 18 anos. Nos escalões abertos, no percurso Fácil, o grupo vencedor foi João Freitas/Diogo Rebolo e no percurso Médio, João Apolinário.

O XXV Troféu de Orientação do Clube Aventura da Madeira distinguiu ainda os vencedores após o somatório das pontuações das duas etapas disputadas, o Sprint na cidade de Santa Cruz no passado dia 12 de Outubro de 2019 e a distância Média no Montado do Pereiro, destacando os resultados no escalão Elite:

Homens Elite

1.º Nelson Baroca – Clube Aventura da Madeira – 1985 pontos

2.º Xavier Vieira – Grupo Desportivo do Estreito – 1983 pontos

3.º Ricardo Gonçalves – Clube de Montanha do Funchal – 1756 pontos

Damas Elite

1.ª Sónia Silva – Grupo Desportivo do Estreito – 1978 pontos

2.ª Paula Rodrigues – ACM Madeira – 1875 pontos

3.ª Nélia Sousa – Clube Aventura da Madeira – 1456 pontos