Orientação nos Prazeres mobilizou 174 participantes

O Clube Aventura da Madeira organizou na manhã de hoje, o evento “Orientação Calheta”, na área urbana da Freguesia dos Prazeres, prova que encerrou a época desportiva de Orientação 2025.

A estreia de um novo mapa nos Prazeres possibilitou a realização da primeira prova pontuável para o ranking regional de Orientação em ambiente urbano nesta localidade, facto que mobilizou 174 participantes, representando 13 clubes regionais e dois estrangeiros, da Suécia e Finlândia.

A concentração, as partidas e a meta ocorreram no espaço em redor do campo de futebol dos Prazeres, tendo a organização disponibilizado 10 percursos, com diferentes níveis de dificuldade, com distâncias entre os 1200 e os 2700 metros.

Os espaços centrais da freguesia entre a igreja, a quinta pedagógica e a áreas dos campos de jogos, com muitos detalhes urbanos e uma significativa rede de veredas e caminhos proporcionaram opções de itinerário e muita competitividade na disputa dos primeiros lugares, com destaque para os escalões Elite, com a vitória disputada por segundos em ambos os géneros.

Tiago Aires e   Tetiana Frenchuk vencem nos escalões Elite

Homens Elite

1.º Tiago Aires             – CMo Funchal  – 17:22

2.º Endijs Titomers     – TuMe               – 17:24

3.º Vítor Barreiro        – CA Madeira  – 18:20

Damas Elite

1.ª Tetiana Franchuk   – CMo Funchal – 23:20

2.ª Marisa Abreu        – CA Madeira  – 23:39

3.ª Olívia Sousa           – CMo Funchal – 24:05

Na classificação de clubes, o Clube Aventura da Madeira venceu tendo sido representado por 42 praticantes, o Grupo Desportivo do Estreito foi o segundo classificado e a terceira posição foi para o Clube de Montanha do Funchal.

A realização do evento Orientação Calheta contou com seguintes apoios:

Câmara Municipal da Calheta
Direção Regional do Desporto
Federação Portuguesa de Orientação
Associação de Orientação da R.A.M.
Associação da Madeira de Desporto para Todos
Banana da Madeira
NOS Madeira

 

Orientação Calheta – 30 Nov. 2025

O Clube Aventura da Madeira está a organizar a prova ” Orientação Calheta”, agendada para dia 30 de novembro de 2025, na freguesia dos Prazeres.

As inscrições estão a decorrer até segunda-feira, 24 de novembro na plataforma orioasis para os federados. Estarão disponíveis percursos abertos adequados à iniciação e evolução na prática da Orientação.

AVISOS

A prova decorre por caminhos, veredas, praças e em alguns casos estradas onde circulam veículos.

O trânsito automóvel não será interrompido! Todos os participantes são responsáveis e devem ter o especial cuidado na sua progressão, devendo respeitar as regras de utilização da via pública para os peões e ter o especial cuidado em eventuais atravessamentos, tomando todas as precauções.

Excelentes resultados no II Open de Orientação de Alcanena

O Clube Aventura da Madeira esteve representado na etapa da Taça de Portugal, II Open de Orientação de Alcanena, organizada pelo CLAC-Clube Lazer Aventura e Competição do Entroncamento, no passado domingo, 16 de novembro.

Os orientistas do Clube Aventura da Madeira destacaram-se com a obtenção de lugares de pódio nos seus escalões, nesta etapa de Distância Média.

Vítor Barreiro obteve  um excelente 4.º lugar no escalão Homens Elite, o mais competitivo da Orientação nacional. Pedro Ferro conquistou o 3.º lugar do pódio no escalão H16, David Henriques foi 2.º no H40, João Gomes foi 3.º no H45, e David Sousa terminou na 8.ª posição no H45.

Parabéns a todos pela participação e resultados!

Clube Aventura da Madeira representado no 26.º Grande Prémio de Orientação do RA4

Decorreu na tarde deste sábado, 15 de novembro, uma etapa da Taça de Portugal de Orientação pedestre no mapa da Burinhosa, Pataias, com organização do Clube de Orientação do Centro, na disciplina de Distância Longa, com a particularidade da partida ser em mass start.

O terreno de pinhal e dunas constituiu um desafio para todos, com David Henriques a conseguir um excelente 2.º lugar no H40.

Vitor Barreiro a competir na Elite masculina, obteve um honroso 6.º lugar, Pedro Ferro foi 5.º no H16 e João Gomes 4.º no H45.

Participarama ainda Kirill Bakhaev no H21A, onde obteve a 10.ª , Viktoriia Bakhaeva foi 4.ª e David Sousa foi 7.º no H45.

Parabéns a todos pela participação e resultados!
#clubeaventuradamadeira #orientacao

A 6.ª Edição do Funchal City Race mobilizou três centenas de praticantes de Orientação

O Clube Aventura da Madeira organizou no dia 9 de novembro de 2025, a 6.ª Edição do Funchal City Race, um evento de orientação pedestre que mobilizou 302 participantes, que realizaram percursos entre a Marina e a zona velha da cidade do Funchal.

A organização montou onze percursos entre os 1300 metros para os escalões de formação e os 3800 metros para o escalão mais exigente, o Elite masculino. Para materializar os onze percursos, a organização montou cinquenta postos de controlo em toda a área de prova que apresentava inúmeros detalhes, exigindo a máxima atenção dos participantes para não falhar postos de controlo.

Dana Honzakov e Tiago Aires vencem na Elite

Homens Elite HE – 3,8 km 55m D+ 30 Controlos
1.º Tiago Aires – CMo Funchal 18:55
2.º Vitor Barreiro – CA Madeira 20:03
3.º Dinarte Jesus – CMo Funchal 20:12

Damas Elite DE – 3,5 km 45m D+ 27 Controlos
1.ª Dana Honzakova CMo Funchal 20:51
2.ª Marisa Abreu – CA Madeira 22:57
3.ª Matilde Gouveia – CA Madeira 23:48

O evento ainda contou com competição em 18 escalões, dos jovens 14 anos aos veteranos 65 anos, 3 escalões de formação até aos 12 anos e quatro percursos abertos, que receberam cerca de três dezenas de inscritos no dia do evento.

A classificação de clubes juntou 13 clubes regionais, um continental e um clube sueco, com vitória do Clube Aventura da Madeira, o 2.º lugar para Clube de Montanha do Funchal e em 3.º o Clube Desportivo Escola Francisco Franco.

O evento nesta edição 2025 foi pontuável para a Taça da Madeira de Orientação em ambiente urbano.

A organização da 6.º Edição do Funchal City Race contou com os apoios de diversas entidades a quem o Clube Aventura da Madeira agradece todos os contributos:

NOS Madeira