Da montanha à cidade, a competição regional de Orientação pedestre prosseguiu este fim-de-semana com duas etapas no concelho de Santa Cruz, com organização do Clube Aventura da Madeira, no âmbito do calendário de atividades da Federação Portuguesa de Orientação e Associação de Orientação da RAM.
Sábado à tarde, em condições difíceis, com chuva persistente e temperaturas baixas, 122 participantes cumpriram percursos de distância média em ambiente florestal, no Montado do Pereiro.
Na manhã de domingo, realizou-se a etapa urbana, na cidade de Santa Cruz, que apesar de alguma chuva pontual, reuniu 167 participantes para cumprir percursos entre os 820 metros para a formação e 2600 metros para o escalão Elite Masculina.
Destaque para a representação de 13 clubes federados na Federação Portuguesa de Orientação, e no conjunto dos dias de competição, 181 participantes classificados no evento, entre os quais meia centena a participar nos percursos abertos de iniciação e lazer.
Nos resultados finais do evento, apurados pela soma das pontuações obtidas nas duas etapas, destaque para Vítor Barreiro e Dana Honzakova que venceram os escalões Elite.
Registo ainda para os vencedores por escalão, com Sérgio Catarino e Cláudia Soares no escalão seniores B, Márcio Gouveia e Paula Rodrigues no escalão 35 anos, Xavier Vieira e Fátima Fagundes no escalão 45 anos, Nuno Gonçalves e Aida Pupo no escalão 55 anos, Tanya Troshenko e Petr Cherepanov no escalão 14 anos, Catarina Jesus no escalão 16 anos, Nelson Pita e Inês Perdigão no escalão 18 anos. Destaque ainda para a participação de 14 praticantes nos escalões de formação até 12 anos.
O Clube Aventura da Madeira venceu por equipas, seguindo-se o Clube de Montanha do Funchal na segunda posição e o Grupo Desportivo do Estreito.
O evento contou com os apoios da Federação Portuguesa de Orientação, Associação de Orientação da RAM, Direção Regional de Desporto, Associação da Madeira de Desporto Para Todos, Instituto de Florestas e Conservação da Natureza e Câmara Municipal de Santa Cruz.