Perguntas frequentes

Perguntas Frequentes

ONDE DEVO DIRIGIR-ME QUANDO CHEGO À PROVA?
Ao secretariado, seguindo a sinalização da Orientação (seta indicadora, laranja e branco) nas principais opções rodoviárias.

COMO DEVO PROCEDER ANTES DA PROVA ?
Os participantes deverão se dirigir ao secretariado para confirmar/pagar a sua inscrição,  levantar o Chip (SI-Card Sport Ident – equipamento electrónico para confirmar a passagem nos postos de controlo) e o peitoral e ler atentamente as informações e avisos.

A QUE HORAS SÃO AS PARTIDAS?
As horas de partida de todos os participantes estarão afixadas junto ao secretariado e junto às partidas. Os participantes devem aguardar a sua hora de partida no local de concentração. Os primeiros participantes iniciam a prova à hora zero (Sábado – 14h00), os restantes partem em intervalos de 2 a 6 minutos, consoante o escalão.

QUANTOS KMS TEM O MEU PERCURSO?
Consultar as informações técnicas – Distâncias e desníveis

QUANTO TEMPO DURA A PROVA?
Depende. A duração das provas de Orientação depende da distância em que se disputam, na Orientação na Floresta os percursos são de Distância Média, que os tempos médios dos primeiros classificados nos escalões de competição deverão rondar entre os 30 a 35 minutos. Nos escalões abertos estes tempos poderão variar consoante os participantes inscritos, mas os tempos médios dos primeiros não devem ultrapassar os 30 minutos. Desde a partida dos primeiros atletas à cerimónia de entrega de prémios estima-se 2h30 a 3h00.

A ORGANIZAÇÃO FORNECE BÚSSOLAS?
Não. Os praticantes deverão garantir as suas bússolas e no caso de não as possuírem devem sempre eleger referências evidentes, seguras para se referenciar, como os caminhos, linhas de alta tensão, vedações, linhas de água, edifícios.

SE CHOVER, HÁ PROVA?
Na Orientação, a chuva não impede a realização, exceto coloque em coloque em risco a segurança dos participantes! Só em condições extremas, de chuva torrencial aliada a trovoada ou vento forte, é que a prova pode ser adiada!

DEVO LEVAR ÁGUA?
Se estiver muito calor, talvez seja aconselhável. Mas a organização disponibiliza água nas chegadas.

A PARTIDA ESTÁ NO TRIÂNGULO QUE MARCA O INÍCIO DO PERCURSO NO MAPA?
NÃO. O triângulo está colocado a alguma distância do local de partidas. Está materializado no terreno por uma baliza (sem picotador). Aí começa efectivamente a prova, uma vez que, até lá chegar, o percurso encontra-se balizado.

COMO FAÇO COM A CHAVE DO CARRO?
Pode deixar no secretariado e levantar assim que concluir a prova.

QUANDO SAEM OS RESULTADOS?
No decorrer da prova, nas informações junto ao secretariado e no final da prova.

O QUE FAÇO SE O PONTO NÃO ESTIVER NO LOCAL ASSINALADO?
Normalmente o ponto está no sítio correcto. Se o ponto não estiver no local assinalado, o mais provável é que você não esteja no sítio certo. Se confirmar estar no sítio correcto e o posto de controlo não estiver, pode ter sido retirado do local por pessoas estranhas ao evento, deve continuar a sua prova ignorando esse posto de controlo. Em caso de chegar ao local correcto e estar lá um posto de controlo com o código incorrecto, deve controlar e seguir a sua prova normalmente.

O QUE FAÇO SE A BASE SPORTIDENT NÃO FUNCIONAR?
Se a base Sport Ident que estiver no posto de controlo não funcionar correctamente (não apitar e não acender a luz), os participantes devem utilizar o picotador que está no mesmo suporte e picotar um dos quadrados R1, R2 ou R3 que se encontram no mapa. Estes quadrados são áreas  reservadas a controlo manual extra e devem ser utilizados unicamente em caso de falha do Sport Ident.

SE DESISTIR POSSO ABANDONAR O LOCAL DA PROVA?
NÃO! Só pode abandonar o local da prova depois de avisar a organização para que esta não o considere como participante em falta.

OUTRAS DÚVIDAS?

Enviar por e-mail (oricamadeira@gmail.com) ou por telemóvel (962837491) até ao final do dia 4 novembro ou no dia de competição, no secretariado.