«

Mai 19

Taça da Madeira de Orientação voltou ao Chão da Lagoa

No passado sábado, 18 de maio, decorreu a 4.ª prova pontuável para a Taça da Madeira de Orientação pedestre, numa organização do Clube Aventura da Madeira, que teve como palco a área do Chão da Lagoa.

A prova, na distância média, contou com uma centena de atletas representando sete clubes. A organização montou 43 postos de controlo na área de prova que abrangeu cerca de 1km2 cartografados especialmente a esta prova e disponibilizou oito percursos a variar entre os 1400 metros para os escalões de formação e os 4800 metros para o escalão Homens Elite.

A área de prova revelou algumas dificuldades extra para os atletas, com a irregularidade do piso e alguns postos de controlo em elementos rochosos a dificultar a progressão e motivar alguns erros na aproximação a alguns posto de controlo.

Destaque para as vitórias de Xavier Vieira (GD Estreito) e Paula Rodrigues (AC Madeira)  no escalão Elite. Nos masculinos, a segunda posição foi para Nelson Baroca (CAMadeira) e a terceira posição para Emanuel Barreto (Ludens CM). Nos femininos Elite o segundo lugar coube a Sónia Silva (GD Estreito) e a terceira posição para Nélia Sousa (CAMadeira).

Nos escalões seniores B, as vitórias foram para Afonso Fernandes (Ludens CM) e Cláudia Soares (CAMadeira), no escalão 35 anos, Orlando Barros (GD Estreito) e Ana Abreu (CP Telecom) foram os mais rápidos, e no escalão 45 anos as vitórias foram para Lídia Silva (GD Estreito) e Duarte Andrade (CMoFunchal), e a fechar os escalões veteranos com 55 anos, as vitórias de Aida Pupo (CP Telecom) e João Soares (CAMadeira).

Os escalões jovens tiveram os seguintes vencedores: Catarina Vieira (GD Estreito) e João Ferreira (GD Estreito) no escalão 14 anos, em H16, João Vieira (GD Estreito)  e no escalão 18 anos, as vitórias foram para Filipe Jesus (CAMadeira) e Clara Costa (GD Estreito). A formação contou com 5 participantes e os escalões abertos tiveram em Francisco Jesus (CAMadeira) o vencedor no aberto Médio e o grupo Blenda/Ana/Mónica (CAMadeira) o primeiro no Aberto Fácil.