«

»

Nov 17

Taça de Portugal – Campeonato Absoluto – 12 e 13 de Novembro de 2016

Viana do Alentejo e Torre de Coelheiros – Évora

Terminou a época da competição nacional de Orientação com a realização da última prova pontuável para a Taça de Portugal, e Campeonato Absoluto 2016, em Viana do Alentejo e Torre de Coelheiros, Évora. O evento iniciou-se com uma prova de distância média em Viana do Alentejo, num área com diversas pedreiras abandonadas, e zonas de vegetação densa alternadas com áreas abertas. Sendo pontuável para o Ranking da Taça de Portugal, o primeiro percurso também apurava os finalistas do Campeonato Nacional Absoluto e Nelson Baroca conseguiu neste dia a melhor classificação de sempre numa prova da Taça, conseguiu a 3.ª posição nos Homens Elite (HE), o escalão máximo da Orientação nacional. Na noite de Sábado, disputou-se uma prova aberta de Sprint na vila de Viana do Alentejo, tendo Nelson Baroca obtido o 2.º lugar. No segundo dia de competição realizou-se a final do campeonato Nacional Absoluto, Nelson Baroca foi o penúltimo a sair e sentiu algumas dificuldades de adaptação ao mapa/terreno, no que é um dos mapas mais técnicos em Portugal, tendo optado por abdicar da prova quando tinha mais de uma hora e trinta minutos no seu percurso.

dsc00013

João Gomes e Xavier Vieira participaram no escalão H21A, não tendo logrado um tempo que permitisse o acesso à final do Campeonato Absoluto, conseguiram resultados satisfatórios na classificação por escalões. João Gomes esteve muito regular, obteve no sábado o 8.º lugar e no Domingo o 4.º lugar, tendo na prova aberta de Sprint disputada na noite de Sábado, obtido a 4.ª posição no escalão Sénior. Xavier Vieira obteve a 10.ª posição em ambos os percursos de distância Média, tendo ganho a prova Sprint no escalão Veteranos Masculinos A. Participaram ainda nas competições António Olival no H40, foi 9.º e 7.º no seu escalão nos percursos de floresta e 10.º no Sprint. Carlos J. Silva teve que desistir no primeiro percurso por lesão, depois de assistido ainda participou na prova Sprint que ficou em 7.º e no segundo percurso de distância média, onde foi 15.º. Susana Silva foi 7.ª no primeiro dia e 6.ª no segundo dia, tendo no Sprint o primeiro lugar entre as Veteranas Femininas B.

dsc00441

Neste evento ainda participaram outros orientistas madeirenses, nomeadamente, Paula Rodrigues, Filipe Fernandes, Patrício Lopes e António Amador.

dsc00011