«

»

Jan 20

XI Madeira Orienteering Meeting com 246 participantes

A 11.ª Edição do Madeira Orienteering Meeting (MOM) decorreu nos dias 17, 18 e 19 de janeiro registando 246 participantes, em três dias de competição. A organização do Clube Aventura da Madeira foi pontuável para o Circuito Urbano e para a Taça FPO Madeira 2020, abrindo a época da competição regional.

O primeiro dia do MOM realizou-se na baixa da cidade do Funchal, em ambiente noturno, na disciplina Sprint, com 225 participantes distribuídos por 14 percursos diferentes, desde a formação aos veteranos com 70 ou mais anos, com distâncias entre os 1000m e os 3100m. Esta etapa por ser no Funchal e mais acessível a nível técnico foi a mais participada com alguns madeirenses a fazer a estreia na modalidade nos percursos abertos.

1.ª DE – Heini Saarimaki (AngA)

No sábado, a competição decorreu no Chão das Aboboreiras, no concelho de Santa Cruz, numa área florestal com cerca de 1km, onde foram delineados 13 percursos diferentes, com distâncias entre os 1500m para a formação e os escalões Elite com 4100m para os femininos e 5000m para os masculinos. Registo para os vencedores em alguns escalões alternarem relativamente ao primeiro dia, sobretudo devido a dificuldade técnica da Orientação em área florestal com Esa H. Huttunen  (TuMe) a conseguir a sua primeira vitória na Elite Masculina depois de ter sido 2.º no Sprint, enquanto nos femininos Elite, Heini Saarimaki (AngA) repetiu a vitória do primeiro dia na Elite feminina.

O terceiro dia de provas levou a comitiva ao Montado do Pereiro, para cumprir percursos de distância média entre os 1800m e os 4600m, num dia marcado por alguma dificuldade ao nível do terreno, mais desnível acumulado e inclinação, bem como algumas opções mais longas a motivar itinerários mais exigentes fisicamente. Os favoritos nos Escalão Elite confirmaram os seus créditos, repetindo as vitórias do dia anterior, e consolidaram o primeiro lugar da classificação que somou os pontos obtidos nas três etapas do evento.

1.º HE – Esa H. Huttunen  (TuMe)

Resultados Escalões Elite:

Damas Elite

1.ª – Heini Saarimäki (AngA) Finlândia – 3000,00 Pts

2.ª – Zuzka Windsor (DRONGO) Reino Unido – 2480,97 Pts

3.ª – Natalie Holroyd (DRONGO) Reino Unido – 2363,18 Pts

4.ª – Venla Heikkilä (HS) Finlândia – 2361,17 Pts

5.ª – Helen Pruzina (DRONGO) Reino Unido – 2337,33 Pts

Homens Elite

1.º – Esa H. Huttunen (TuMe) Finlândia – 2996,93 Pts

2.º – Paul Pruzina (DRONGO) Reino Unido – 2752,04 Pts

3.º – Jon Eklund (IKJR) Suécia – 2540,74 Pts

4.º – Göran Anlind (Leksands OK) Suécia – 2472,67 Pts

5.º – John Ockenden (DRONGO) Reino Unido – 2348,08 Pts

Entre os portugueses presentes nos escalões Elite, na primeira Etapa, Dinarte Jesus (CMoF) foi o mais rápido nos masculinos conseguindo o 5.º lugar no Sprint, onde Sófia Inácio também conseguiu um bom 4.º lugar. Na segunda etapa Tiago Aires (CMoFunchal) foi o 2.º classificado lutando de igual para igual com os melhores atletas presentes na competição, Paula Rodrigues (ACM Madeira) foi 6.ª nos femininos. A última etapa contou com a participação de Nelson Baroca (CAMadeira) que conseguiu ser o melhor português neste percurso alcançando a 6.ª posição, enquanto Paula Rodrigues foi 7.ª. No resultado final do evento Paula Rodrigues na 7.ª posição e Sidónio Freitas no 6.º

De registar a participação de um total de 246 atletas ao longo dos três dias, mais de duzentos em cada etapa, 106 atletas visitantes, 8 nacionais e 98 atletas estrangeiros de 10 países com destaque para as comitivas da Finlândia com 46 atletas e Reino Unido com 26 atletas, e para a representação de 52 clubes.

O encerramento do evento ocorreu no Montado do Pereiro, com a entrega de prémios aos vencedores dos 12 escalões de competição de ambos os géneros, e ainda a distinção dos participantes nos percursos abertos, Fácil e Médio, e na formação, momento que contou com a presença de representantes da entidades apoiantes, Federação Portuguesa de Orientação, Câmara Municipal do Funchal, Câmara Municipal de Santa Cruz, Direção Regional de Juventude e Desporto, Associação de Orientação da RAM, Associação da Madeira de Desporto para Todos e Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.