Decorreu no passado fim-de-semana, na zona do Montado do Pereiro, o XIX Troféu de Orientação Clube Aventura da Madeira, constituído por dois percursos pontuáveis para a Taça FPO Madeira de Orientação Pedestre 2012.
Uma centena de atletas marcou presença nos dois dias de competição. No Sábado, alguns chuviscos ainda dificultaram as condições do terreno, mais escorregadio, mas no geral todos os atletas cumpriram os seus percursos sem dificuldades.
A área de prova apresentou-se com mais vegetação densa do que nas últimas provas ali disputadas, o que veio trazer mais alguns desafios de orientação aos atletas.
A organização montou quarenta e cinco postos de controlo para definir 9 percursos diferentes, com distâncias entre os 1000 metros para infantis e os 2900 metros para a Elite Masculina.
Neste dia destaque para as vitórias de Elisabete Alves na Elite Feminina, contrariando o favoritismo de Paula Rodrigues e nos Masculinos, Xavier Vieira venceu com 0:02:39 de diferença para Nelson Baroca.
No Domingo, e numa zona mais a Sul, com alternância de áreas de floresta limpa e alguma vegetação densa, a orografia e os detalhes de altimetria também foram determinantes nos resultados finais. A competição principal na elite masculina, Nelson Baroca recuperou o tempo perdido no dia anterior e ganhou o segundo percurso e a classificação do evento, pelo somatório dos tempos dos dois percursos, com uma diferença de somente 5 segundos para Xavier Vieira. Em terceiro classificou-se Sidónio Jesus, num resultado surpresa fruto da regularidade apresentada durante o fim-de-semana.
Na Elite feminina, Paula Rodrigues venceu o segundo percurso, mas não consegui conquistar o primeiro lugar do evento, que Elisabete Alves acabou por vencer por 0:01:09 de vantagem. Em terceiro classificou-se Ana Gouveia.
Destaque ainda para a presença de alguns atletas estrangeiros da Suíça e Finlândia, que aproveitaram uma vinda à Madeira de férias e participaram no evento.
Os vencedores do XIX Troféu de Orientação Clube Aventura da Madeira, nos diversos escalões, apuraram-se após a soma dos tempos efetuados nos dois dias de competição e foram os seguintes: H10 – João Vieira (CAMadeira); D10 – Inês Silva (GDE); H12 – Afonso Fernandes (LCM); D12 – Maria Soares (CAMadeira); H14 -Diogo Melim (CAMadeira); H16 – Bernardo Fernandes (GDE); H18 – Ricardo Silva (GDE); D18 – Cláudia Soares; HE – Nelson Baroca (CAMadeira); DE – Elisabete Alves (CAMadeira); H21A – João Pedro (Indvidual); D21A – Natacha Freitas (CP Telecom); H35 – Duarte Andrade (CMoF); D35 Ni Perdigão (CMoF); H45 – Ricardo Ladeira (CAMadeira); D45 – Aase Neregaard; H50 – João Soares (CAMadeira); Fácil Curto – António Casimiro/Maria Silva (CAMadeira), Fácil Longo – Paula Santos (CAMadeira).