«

»

Out 02

São Vicente recebeu competição regional de Orientação com 147 participantes

O Clube Aventura da Madeira organizou o seu XXVIII Troféu de Orientação com dois dias de competição no concelho de São Vicente. No sábado, percursos de distância média na estreia do Chão dos Louros em competições oficiais de Orientação e no domingo, na Vila de São Vicente, percursos na distância Sprint, ambos os percursos pontuáveis para a Taça da Madeira de Orientação.

Com mais de uma centena de participantes em cada etapa, classificaram-se no evento 147 participantes, após a soma das pontuações das duas etapas.

Na tarde de sábado, o palco da competição foi o Chão dos Louros, uma área muito rica e complexa para Orientação, com a organização a disponibilizar 8 percursos diferentes, entre os 1200 metros e os 2800 metros. Nesta primeira etapa as vitórias nos escalões elite foram para Dana Honzakova com o tempo de 36:05 e Nelson Baroca com 41:17.

No domingo, a prova decorreu entre o Parque Urbano e a Vila de São Vicente, na distância sprint. Os percursos com distâncias entre os 1200 e os 1900 metros, com 20 a 28 postos de controlo exigiram a máxima atenção, interpretação do mapa e terreno e decisões acertadas para a escolha das melhores opções. Nesta etapa os mais rápidos na Elite, foram Dana Honzakova com 13:26 e Tiago Aires com 11:20.

Nos resultados finais do evento, com soma das pontuações obtidas em ambos os dias de competição, a vitória no escalão Elite masculina foi Fábio Pereira (CMoFunchal), seguido de João Gomes (CAMadeira) e na terceira posição classificou-se Xavier Vieira (GD Estreito).

Na Elite feminina a vitória foi para Dana Honzakova (CMoFunchal) que venceu as duas etapas, na segunda posição classificou-se Sofia Inácio (CMoFunchal), e na terceira posição, Nélia Sousa (CAMadeira).

Registo para a meia centena de participantes nos percursos abertos de iniciação e para os 18 participantes dos escalões de formação até 12 anos.

No primeiro dia, no Chão dos Louros, o Clube Aventura da Madeira montou 50 postos de controlo terreno para definir 8 percursos. No segundo dia, na Vila de São Vicente, foram assinalados 40 postos de controlo para definir os 7 percursos disponibilizados desde os H10/D10 ao Elite. Os mapas utilizados, Chão dos Louros cartografado por Tiago Aires e Vila de São Vicente cartografado por António Ferro, que traçou os percursos de ambos os dias do evento.

O evento organizado pelo Clube Aventura da Madeira contou com os apoios da Associação de Orientação da RAM, Federação Portuguesa de Orientação, Câmara Municipal de São Vicente, Associação da Madeira de Desporto para Todos, Direção Regional de Desporto e Meu Super São Vicente.