Nelson Baroca e Sónia Silva vencem escalão Elite em evento que contou com a participação de atletas da Letónia
Decorreu no passado fim-de-semana o Porto Santo Orienteering Meeting, numa organização do Clube Aventura da Madeira, que contou com 142 participantes, entre os quais 7 orientistas da Letónia, que estão na Madeira a estagiar.
O evento foi constituído por três provas, duas de distância Média que decorreram em espaço florestal, entre o Pico Castelo e o Parque Florestal dos Salões e uma prova de caraterísticas urbanas, na Cidade do Porto Santo, com a particularidade de ser noturna. Os três percursos foram pontuáveis para o calendário competitivo regional da AORAM e da Federação Portuguesa de Orientação.
O primeiro dia de competição iniciou-se com a etapa do Pico Castelo, numa área com muitos detalhes de relevo, muros, pedras e floresta, constituindo-se com a mais difícil do fim-de-semana. Nos escalões elite, Nelson Baroca (Clube Aventura da Madeira) fez valer a experiência neste tipo de terreno e concluiu a sua prova na primeira posição, percorrendo os 4,2km do percurso em 31:25, na segunda posição classificou-se o atleta da Letónia, Rihards Krumins (ALNIS-JNSC) com 33:18 e na terceira posição Sidónio Freitas (CMoFunchal), com o tempo de 37:24. Nos femininos, a atleta letã Elza Kulze (ALNIS-JNSC) venceu com 35:54, deixando no segundo lugar Sónia Silva (GD Estreito), que realizou o tempo de 55:01, e Nélia Sousa (CAMadeira) na terceira posição com 55:59.
No sábado, pelas 19h30 realizou-se a prova Sprint na cidade de Porto Santo, em ambiente noturno, com as distâncias a variar entre os 1200m para os escalões de formação e os 2700m para a prova sénior Elite. Nelson Baroca com 18:10 e Sónia Silva com o tempo de 22:29 venceram na Elite.
Domingo, realizou-se a terceira etapa do Meeting, com partidas nas proximidades do miradouro do Pico Castelo e chegada no Parque Florestal dos Salões. No geral o terreno apresentava menor dificuldade, no entanto algumas áreas com mais detalhes de relevo e vegetação complicaram em alguns percursos.
Os resultados do evento apuraram-se com a soma das pontuações dos três percursos do evento, com Nelson Baroca (CAMadeira) a vencer após mais uma vitória no último percurso, deixando na segunda posição Sidónio Freitas (CMoFunchal), e António Abreu (ACD Jardim da Serra) na terceira posição. Nos femininos Elite, Sónia Silva (GD Estreito) foi 1.ª classificada no evento, Paula Rodrigues (AC Madeira) foi segunda e Nélia Sousa (CAMadeira) foi terceira.
Destaque ainda para os vencedores nos diversos escalões jovens, seniores e veteranos, que foram os seguintes: Diogo Melim (CAMadeira) e Marta Nunes (CAMadeira) no 21B, Sidónio Jesus (CAMadeira) e Donita Barradas (CMoFunchal) no escalão 35 anos, José Ornelas (ACD Jardim da Serra) e Lídia Silva (GD Estreito) no escalão 45 anos, Emanuel Abreu (Clube PT) e Susana Silva (CAMadeira) no escalão 55 anos, João Ferreira (GD Estreito) e Inês Perdigão (CMoFunchal) no escalão 14 anos, João Vieira (GD Estreito) e Inês Soares (GD Estreito) no escalão 16 anos, Filipe Jesus (CAMadeira) e Isaura Pestana (GD Estreito).
Os escalões até 12 anos contaram com 9 participantes e os percursos abertos com 42 participantes, tendo como vencedores, no Aberto Fácil, o grupo Cesaltina/Mateus Barradas e no Aberto Médio, João Apolinário.
Resultados
- Dia 1 – Distância Média – Resultados – Splits
- Dia 1 – Sprint – Resultados – Splits
- Dia 2 – Distância Média – Resultados – Splits
- Resultados Finais – 3 etapas – Pontos