O Clube Aventura da Madeira esteve presente na etapa da Taça de Portugal de Orientação pedestre que decorreu, em Satão, Viseu, no passado fim-de-semana, 8 e 9 de Outubro.
A prova decorreu na área do mapa Sr. Dos Caminhos – Satão, um terreno com imensos e complexos desafios de Orientação. Muitas pedras, vegetação densa, e muitos matos rasteiros dificultaram a progressão nas três provas propostas pela organização do Clube de Orientação de Viseu – Natura.
Sábado pela manhã, a primeira etapa de distância média foi o teste para um fim-de-semana desafiante de Orientação. À noite a organização preparou um percurso extra competição que surpreendeu a maioria dos participantes, um percurso que entrou na floresta com elevada dificuldade e a exigir dos participantes a máxima atenção na progressão e orientação. No Domingo, pela manhã, a 3.ª etapa de distância longa que revelou-se para a maioria dos orientistas, mais longa do que o previsto tal foi a distância e dificuldades de progressão e orientação.
Os orientistas do Clube Aventura da Madeira cumpriram apesar da complexidade do terreno, Nelson Baroca a competir na Elite, e no somatório das duas etapas pontuáveis para a Taça de Portugal, conseguiu a 7.ª posição, somando 3:28:01 de prova nos dois dias. Xavier Vieira a competir no escalão H21A, foi 4.º e João Gomes no mesmo escalão foi 9.º. No Escalão D21A, Ana Gouveia foi 8.ª, enquanto António Ferro a competir no H40, foi 3.º classificado. De registar que a prova noturna extra competição teve dois percursos, António Ferro e João Gomes participaram no Aberto Difícil conseguindo concluir com êxito o percurso proposto pela organização, foram 8.º e 14.º respetivamente, num percurso com 46 orientistas inscritos, tendo-se registado 16 desclassificados por falta de pontos, e 12 desistências. O Clube Aventura da Madeira terminou na 12.ª posição entre os 35 clubes representados no evento.
ii-meeting-de-orientacao-dao-lafoes-overall-point-score-results