Ciudad Rodrigo, Salamanca, recebeu o Campeonato Ibérico Masculino e uma das etapas da Taça do Mundo de Orientação Pedestre, evento igualmente pontuável para a Taça de Portugal da modalidade, em percursos que decorreram no passado fim-de-semana, 23 e 24 de janeiro.
Uma representação da Madeira constituída por Orientistas do Clube Aventura da Madeira, Ludens Clube de Machico e Clube de Montanha do Funchal esteve presente no evento, que marcou o início das provas pontuáveis para o Ranking da Taça de Portugal 2016.
O primeiro dia de competição iniciou-se com a prova mais importante, com o percurso de distância longa em ambiente de floresta, e com destaque para a participação de Nelson Baroca (Clube Aventura da Madeira) no escalão Elite, disputando a pontuação para a Taça do Mundo e o Campeonato Ibérico com os melhores orientistas espanhóis e alguns atletas internacionais. O atleta madeirense conseguiu neste primeiro percurso, de 15,4km e 285 metros de desnível positivo, disputado na manhã de Sábado, uma boa prestação, foi 15.º da geral entre os 34 participantes no escalão Elite. Entre os portugueses que competiram neste escalão foi 4.º classificado.
Xavier Vieira a competir no escalão sénior H21A, que teve um percurso com 10,4km, com 48 participantes, foi 6.º classificado e melhor português, enquanto João Gomes foi 23.º da geral neste mesmo escalão, ambos representando o Clube Aventura da Madeira.
No escalão Júnior, H20 Filipe Fernandes do Ludens teve algumas dificuldades, no entanto, conseguiu concluir o percurso com 10,8km em 2:33:44, que lhe valeu a 34.ª posição.
Em representação do Clube Aventura da Madeira ainda participou Nélia Sousa no escalão F40, tendo concluído a sua prova de 5,2km, na 23.ª posição com 1:43:12 e António Amador do Clube de Montanha do Funchal, concluiu a sua prova com 5,2km em 1:58:35.
Na tarde de Sábado, disputou-se uma prova na distância Sprint extra competição, em ambiente de floresta, prova que os madeirenses participaram tendo estado em destaque Nelson Baroca 13.º entre os 66 participantes no escalão sénior.
Na manhã de Domingo disputou-se uma prova de distância média, em ambiente urbano, aproveitando a cidade antiga dentro de uma fortificação singular, somente com algumas passagens para o exterior e que constituíram uma das principais dificuldades nas opções de entrada e saída. Neste dia, Nelson Baroca cometeu diversos erros, tomando algumas opções que comprometeram e muito a sua prestação neste percurso, somando 51:19 para concluir os 5,4km do itinerário retilíneo. No resultado do evento, que somou os tempos dos dois dias de competição Nelson Baroca classificou-se no 19.º do escalão Elite.
No escalão H21A, Xavier Vieira voltou a ser o melhor português em prova, foi 5.º e na soma dos resultados 6.º da geral. João Gomes melhorou a sua prestação, conseguindo um 15.º lugar na distância média e 19.º da geral dos dois dias de competição. Nélia Sousa terminou a prova com o tempo de 37:27, no entanto, não controlou um dos pontos de passagem e foi desclassificada. Filipe Fernandes fez 56:36 e terminou o evento coma 33.º posição enquanto António Amador foi 24.º com o tempo de 41:09.