«

»

Jan 08

Tuomo Istolahti (Kangasala SK) e Tiia Miettinen (MS Parma) vencem escalões Elite do IX Madeira Orienteering Meeting

Tuomo Istolahti (Kangasala SK) e Tiia Miettinen (MS Parma) vencem escalões Elite do IX Madeira Orienteering Meeting

A época de Orientação regional iniciou-se no passado fim-de-semana, 7 e 8 de Janeiro, com a realização do IX Madeira Orienteering Meeting, que decorreu nos Terreiros e no Montado do Pereiro, áreas eleitas pelo Clube Aventura da Madeira para realizar a 9.ª edição desta prova, com duas etapas de Distância Média.

Nos dois dias do evento pontuável para a Taça FPO Madeira de Orientação Pedestre participaram 138 orientistas de clubes regionais, alguns atletas continentais, e ainda, atletas da Finlândia, França e Rússia.

A primeira etapa decorreu na zona dos Terreiros, com um mapa de reduzidas dimensões, mas bastante rico em detalhes de vegetação, assumindo os percursos exigência na orientação ao detalhe e muita variabilidade de opções que proporcionaram muita competitividade. Nesta primeira etapa os atletas finlandeses venceram os escalões elite, com Tuomo Istolahti a surpreender o orientista regional mais cotado, Nelson Baroca, que ficou a 2:14 do vencedor, sendo Xavier Vieira terceiro.

Nos femininos Elite, Tiia Miettinen venceu destacada, com Sónia Silva na segunda posição e Paula Rodrigues na terceira posição.

O Montado do Pereiro foi o palco para a segunda etapa do Madeira Orienteering Meeting, que além de florestas muito diversas e terreno com desnível elevado, contou com um dia de Sol que brindou todos os participantes com excelentes condições para a prática da modalidade. Neste dia, a organização propôs percursos mais exigentes fisicamente, com desníveis acentuados e trajetos entre pontos mais longos, que tornaram decisivas as opções tomadas.

O segundo dia de competição decidiu os vencedores do MOM 2017, com Tuomo Istolahti (Kangasala SK-Finlândia) a confirmar o resultado do dia anterior e a vencer novamente, arrecadando a vitória no evento que resulta das pontuações obtidas em ambas as etapas.

Na segunda posição da etapa no Montado do Pereiro classificou-se o orientista Russo, Grigory Lazarev (Ori Moscow Compass), tendo o madeirense Nelson Baroca (CAMadeira) ficado na terceira posição, que lhe valeu o segundo lugar final no evento. Na quarta posição classificou-se Sidónio Freitas (CMoFunchal) que neste evento regressou ao escalão Elite, tendo na soma dos dois dias, alcançado a terceira posição final.

No escalão Elite Feminino, Tiia Miettinen (MS Parma-Finlândia) confirmou a vitória final no MOM 2017, fazendo um tempo de 34:31 para cumprir os 3,1km do percurso DE. Na segunda posição na etapa 2 classificou-se Sónia Silva do GD Estreito, conseguindo igual resultado na soma dos dias do evento, e, na terceira posição, classificou-se Paula Rodrigues do Ludens de Machico.

Os vencedores nos escalões de competição foram os seguintes: João Vieira (CAMadeira) e Inês Soares (GD Estreito) H e D 14 anos; Filipe Jesus (CAMadeira) e Clara Costa (GD Estreito) em H e D 16 anos; Diogo Melim (CAMadeira) e Patrícia Sousa (LCM) em H e D 20 anos, Dinarte Jesus (CMoFunchal) e Melissa Jesus em H e D 21A; Vitor Sousa(CMoFunchal) e Rubina Rocha (CMoFunchal) em H e D 35anos; Duarte Andrade (CMoFunchal) e Isabelle Dermine (Ind. França) em H e D 45 anos; Emanuel Abreu (CP Telecom) e Susana Silva (CAMadeira) em H e D 55 e Rauli Helkkula (TuMe-Finlândia) em H65 anos. Nos percursos abertos os mais rápidos foram Ricardo Abelha no Fácil Curto e Aldónio Berimbau no Fácil Longo.

Destaque para participação de 16 jovens madeirenses na formação, com idades até doze anos, em percursos individuais, e ainda, a participação de atletas oriundos do continente português, França, Finlândia e Rússia que junto com mais de uma centena de madeirenses, abrilhantaram a 9.ª edição do Madeira Orienteering Meeting.

A realização do evento contou com a parceria da Federação Portuguesa de Orientação e Associação de Orientação da RAM, e dos apoios do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, Associação da Madeira de Desporto Para Todos, DRJD e Câmara Municipal de Santa Cruz.