«

»

Mar 16

Orientação pedestre valoriza ambiente natural de Porto Santo para a prática da modalidade

 

O Porto Santo recebeu três provas de Orientação pedestre durante o fim-de-semana de 12 e 13 março, numa organização do Clube Aventura da Madeira e Associação de Orientação da RAM. O evento foi constituído por dois percursos de distância media em área florestal entre o Pico Castelo e o Parque Florestal dos Salões, e na noite de Sábado, um percurso noturno em ambiente urbano. As provas de distância média foram pontuáveis para a Taça da Madeira de Orientação Pedestre e a prova noturna na cidade de Porto Santo foi pontuável para o Circuito Urbano da Madeira 2016.

Noventa e dois participantes estiveram em ação nos diversos escalões, desde os infantis aos veteranos com mais de 55 anos, com representação de sete Clubes da RAM e alguns individuais.

DSC07827

No Sábado, ao início da tarde, os orientistas tiveram pela frente uma prova muito técnica, em áreas maioritariamente de floresta no sopé do Pico Castelo, com abundância de muros e detalhes de relevo, o que requeria redobrada atenção para uma orientação ao detalhe. Ao final do dia de Sábado, realizou-se a prova urbana em ambiente noturno, condição que dificultou o desafio da leitura do mapa e da orientação no terreno, com abundância de detalhes nos jardins e praças da cidade de Porto Santo.

No Domingo, o terreno de prova, a sul do Pico Castelo até ao Parque Florestal dos Salões era maioritariamente aberto, no entanto, os detalhes de vegetação densa e os detalhes de relevo voltaram a desafiar os participantes, assim como os postos de controlo localizados na parte final dos percursos junto ao Posto Florestal dos Salões, onde a densidade de floresta exigiu maior navegação.

DSC07671

As duas provas de distância média contabilizaram as pontuações para apurar os vencedores desta etapa da Taça da Madeira no Porto Santo. Nos escalões Elite, Nelson Baroca do Clube Aventura da Madeira dominou a competição vencendo as duas provas de distância média, na segunda posição classificou-se Xavier Vieira (CAMadeira) e em terceiro António Abreu (ADC Jardim da Serra) enquanto nos femininos, Sónia Barros do Grupo Desportivo do Estreito acabou por vencer, com um 3.º lugar no primeiro percurso e 1.º no segundo dia, na segunda posição classificou-se Paula Rodrigues (ind) e na terceira posição classificou-se Nélia Sousa (CAMadeira).

DSC07698

Os vencedores nos diferentes escalões nas provas de distância média foram os seguintes: Pedro Pereira (GDE) em H14; Isaura Pestana (GDE) em D14; Afonso Fernandes (LCM) em H16; Maria Soares (CAMadeira) em D16; Filipe Fernandes (LCM) em H20; Patrícia Sousa (LCM) em D20; Dinarte Jesus (CMoF) em H21A; Cláudia Soares (CAMadeira) em D21A; Emanuel Barreto (LCM) em H35; Ana Abreu (CP TELECOM) em D35; Ricardo Ladeira (CAMadeira) em H45; Eugénia Azevedo (CP Telecom) em D45; Justino Nóbrega (CMoF) em H55. Na formação com idades até aos 12 anos, de registar a participação de 8 orientistas em percursos não competitivos.

Nos escalões abertos venceu o Fácil Curto o grupo Rodrigo Vieira/Catarina Vieira e no Fácil Longo Paulo Branco / Igor Branco.

Na prova urbana, com partida e chegada junto à entrada do Cais de Porto Santo, desenrolou-se na zona baixa da cidade, explorando zonas diversas entre a praia, praças e jardins, e pequenos caminhos na malha urbana. Nelson Baroca (CAMadeira) venceu destacado nos Seniores Masculinos e Sónia Barros (GD Estreito) venceu por 32 segundos a Paula Rodrigues (Ind). Nos escalões Jovens, Maria Soares (CAMadeira)  e Afonso Fernandes (LCM) venceram nos juvenis, Filipe Fernandes (LCM) ganhou nos juniores, Xavier Vieira (CAMadeira) e Inês Fernandes (LCM) venceram nos veteranos 1, Nuno Gonçalves (CMoF) e Otília Henriques (CMoF)  foram os melhores nos veteranos 2  e Justino Nóbrega (CMoF)  nos veteranos 3. Nos escalões abertos venceram Rodrigo Vieira no Aberto Curto e Rui Sá no Aberto Longo.

DSC07899

A organização do Clube Aventura da Madeira disponibilizou 9 percursos em cada um dos dias, tendo montado no terreno cerca de 50 postos de controlo em cada dia de prova.

O evento contou com o apoio da Direção Regional de Juventude e Desporto, Porto Santo Line e Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza.

HE